CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PARAUAPEBAS - PA - ceap.parauapebas@gmail.com

PROJETO CURUPIRA ENCONTRA NOVA CACHOEIRA NA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS - FLONACA

cachoeira descoberta
Em mapeamento ambiental na bacia do Igarapé Azul, no centro noroeste da Floresta Nacional de Carajás, Município de Parauapebas, Estado do Pará, a equipe do Projeto Curupira, do CEAP, localizou, em um afluente desse igarapé, uma nova cachoeira. Este monumento paisagístico apresenta, aproximadamente, 15 metros de altura e se situada no flanco sul do platô da savana metalófila N1. O mesmo está instalado em área de floresta ombrófila, formada sobre solo derivado de rochas vulcânicas da Formação Parauapebas do Grupo Grão Pará e entre vales fortemente escarpados. O monumento forma um “anfiteatro” com escarpa se dispondo, horizontalmente, em forma de arco com paredes verticais de até 15 metros de altura. O espaço entre as paredes laterais formam um “salão” de até 20 metros de largura. Este “salão”, bem como a leito do igarapé, abaixo da cachoeira, são ocupados por blocos de rochas de até 3 metros de diâmetro. As paredes e o chão são povoados por diversas espécies de samambaias que se desenvolvem sobre as rochas e sobre o solo.

No sopé da parte central do paredão, de onde se forma a queda d’água principal, ocorre uma pequena gruta de aproximadamente 1 metro de abertura por 2 metros de profundidade. No interior dessa gruta distribuem-se vários tipos de gravetos de diversas formas e penas de aves não identificadas, sugerindo se tratar, periodicamente, de ninho de alguma espécie de ave.

A equipe do CEAP, coordenada pela bióloga Fabiana Barrozo Marques, sob a assessoria do Professor José Pedro, coordenador do Núcleo de Estudos Ambientais da UFPA/Campus de Marabá, estará dando continuidade aos estudos ambientais nessa área da Floresta, desenvolvendo a caracterização físicoambiental e o estudo ecológico da área de influência desse monumento. Serão desenvolvidos, também, estudos topográficos para a localização e implantação de trilha interpretativa de acesso, com o mínimo grau de dificuldade e o máximo de atrativos ambientais.

Este será mais um dos inúmeros pontos a ser incluído, futuramente, nos programas de Educação Ambiental e Turismo Ecológico da FLONA Carajás.