CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PARAUAPEBAS - PA - ceap.parauapebas@gmail.com

Projeto Jovem Ambientalista 2012 - PJA/2012



Turma formandos de 2011 e nova turam de 2012
Na ultima sexta-feira houve no centro universitário de Parauapebas, a formatura e a apresentação da nova turma do PJA-2012 (Projeto Jovem Ambientalista 2012). Esse projeto que iniciou em 2006 e em 2011 formou a 6ª turma.
O projeto tem por finalidade ofertar aos alunos do ensino médio da rede pública de ensino uma formação prática e teórica em educação ambiental abordando as principais questões socioambientais da região de Carajás assim também como uma abordagem mundial sobre a questão, desenvolver uma consciência critica no indivíduo e os interesses pelas questões ambientais em geral.
O projeto tem duração de cerca de 10 meses para formar cada turma sendo assim uma turma por ano. Hoje apenas 19% desses alunos que se formaram pelo projeto estão sem nenhum tipo de atividade profissional ou de estudo e cerca de 20% estão hoje cursando um nível superior em alguma universidade do País. Além disso, os alunos do PJA sempre mostram melhor desempenho nas atividades escolares após o ingresso no projeto. Esses dados foram mostrados no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Professor Ricardo Mattos pela Universidade Federal do Pará – UFPA. O trabalho também apontou que a grande causa das desistências de alunos do PJA (no período de 2006 a 2010, período em que foi feito a pesquisa) ocorre simplesmente por falta de condições financeiras para o deslocamento de suas casas às aulas (muitos acabam tendo que desistir por terem que trabalhar).
Hoje o curso se encontra na coordenação do professor Miguel Ângelo, sendo ministrado, três vezes por semana no período de 08hs ás 12hs no Centro Universitário de Parauapebas - PA.
A grande afinidade que os alunos desenvolvem pelo Projeto ao longo do curso, faz com que mesmo após terminarem eles continuem a participar das aulas, agora como monitores e também instrutores dos novos alunos. O grande interesse dos alunos pela continuação no curso faz com que inviabiliza a participação de todos como monitores sendo necessária uma seleção para a ocupação destas vagas. O PJA, hoje, oferece 30 vagas a alunos ingressantes e cinco vagas a alunos que queiram atuar como monitores.
Olhando hoje para o passado e vendo as dificuldades que o projeto teve no inicio era impensável imaginar a tamanha popularidade e importância que o projeto tem nos dias de hoje, claro que ainda existem muitas dificuldades e elas vão sempre existirem. Mas a importância fundamental desse projeto é bem clara se olharmos para os seus resultados. E isso nos obrigando a ter, sempre, um compromisso com o Projeto Jovem Ambientalista - PJA.

Jovem Ambientalista: Um programa de educação ambiental para o ensino médio no município de
Parauapebas – PA. Professor Ricardo Matos ( Biólogo)


Por: Filho Manfredini