CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PARAUAPEBAS - PA - ceap.parauapebas@gmail.com

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Maio Fértil para o CEAP

Como diz o ditado: “depois da tempestade vem a bonança”. É assim que vemos o mês de maio para o CEAP. Além das atividades previstas no Plano Anual/2011 – Formação de Educadores Ambientais (curso de extensão da UFPa/NEAm), início das atividades do Programa A Escola Vai à FLONA (PEF), início das aulas do Programa Jovem Ambientalista (PJA), atividades de Educação Ambiental na Terceira Idade... Ufa! Acabou o inverno, salve o SOL -, no mês de maio o CEAP promoveu duas atividades externas, também muito importantes.
            A primeira delas foi a realização do I EJEA (Encontro Juvenil de Educação Ambiental). Este encontro aconteceu nas dependências do Projeto Bahia, no meio da Floresta Nacional de Carajás, nos dias 06, 07 e 08.05 (com cerca de 80 participantes) e teve algumas motivações bem específicas:
  1. Reunir os jovens que fizeram parte do PJA desde 2006, início do programa;
  2. Refletir e discutir sobre a interferência do homem na natureza – impactos e necessidade de preservar;
  3. Intercâmbio de experiências entre os jovens ambientalistas de Parauapebas de Marabá – apresentação de atividades desenvolvidas durante o ano de 2010; e, principalmente,
  4. Elaborar a Carta da Juventude Ambientalista do Vale do Rio Itacaiunas.   
            No I EJEA, os jovens demonstraram maturidade nas discussões e preocupações com o meio ambiente; na Carta, expressaram os seus sentimentos com relação ao Ensino Médio, proposições para melhorar, principalmente no que se refere aos conteúdos sobre educação ambiental.
            Na avaliação geral o encontro foi um sucesso e o próximo já está em fase de germinação.
            A segunda atividade que também consideramos relevante foi a cerimônia de formatura dos jovens que fizeram parte da turma que compôs o PJA/2010. Foi uma cerimônia simples, mas bonita de se ver. Esta atividade ocorreu na sala de videoconferência do CEUP, no dia 28.05 às 16h.
Castanheira
Bertholletia excelsa
            Além dos educadores do CEAP (José Orlando Zelão, Ricardo Matos, Jessy James, Nágila Araújo e Fabiana Barrozo – organizadores do evento), estiveram presentes o Professor José Pedro Martins (UFPa/NEAm),  Frederico Drumond (ICMBio), e Adenilson Gomes (Educação Ambiental/Vale). Em sua fala, o Professor José Pedro expressou muito emocionado, os seus sentimentos pelos recentes assassinatos dos camponeses agro-extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo, mortos por serem ambientalistas e defenderem a floresta da exploração gananciosa e inescrupulosa de madeireiros e de carvoeiros da região; ressaltou que quem defende o meio ambiente defende a vida e por isso merece ser respeitado – “não é matando que se resolvem os problemas”. Frederico ressaltou a importância da educação ambiental e como chefe da FLONA coloca o ICMBio à disposição do CEAP para a execução dos programas e principalmente para a formação dos Jovens Ambientalistas; disse que “muitos jovens fazem a opção pela alienação e que vocês (referindo-se aos formandos) fizeram a opção por se tornarem ambientalistas”. Adenilson destacou a importância do CEAP na formação dos jovens e parabenizou os formandos pela escolha que fizeram –“o certificado é apenas a comprovação do curso, a prática é que vai determinar a opção de serem ambientalistas”.
            Depois dos discursos, da cerimônia de certificação e dos flash’s, formandos e convidados serviram-se de um gostoso coquetel para coroar o evento. E assim maio se foi. Agora é Viva São João!



José Orlando Zelão Vieira Reis
Pedagogo e membro da equipe CEAP
Parauapebas, Pa. 02.06.2011